Muito se fala sobre a importância da Vitamina D, especialmente em tempos de maior cuidado com a imunidade. Essa vitamina, que é na verdade um hormônio, é produzida naturalmente pelo corpo quando exposto à luz solar. No entanto, com rotinas cada vez mais internas, uso excessivo de protetor solar e pouca exposição ao sol, muitas pessoas acabam apresentando deficiência — e nem percebem.
Os benefícios da Vitamina D vão muito além da absorção de cálcio e da saúde óssea. Ela atua diretamente na modulação do sistema imunológico, contribuindo para a prevenção de doenças autoimunes e infecções. Além disso, estudos mostram que níveis adequados de Vitamina D estão associados à melhora do humor, prevenção da depressão e regulação do sono.
Os sintomas de carência incluem cansaço crônico, baixa imunidade, dores musculares, queda de cabelo e alterações de humor. Para evitá-los, é indicado tomar sol diariamente, especialmente nos horários entre 10h e 15h, por 15 a 20 minutos, expondo braços e pernas, sem bloqueadores solares. Suplementos orais também são indicados em casos de deficiência diagnosticada por exame de sangue, sempre com acompanhamento médico.
Fonte: Sem Esquinas

